Entre os dias 17 e 21 de outubro, o Mamulengo Sem Fronteiras realiza, no Centro Cultural SESI Taguatinga. o 1º Festival de Teatro de Bonecos Populares do Distrito Federal. A programação é composta de aulas-espetáculo para estudantes, apresentações e rodas de conversa abertas a públicos diversos, integrando seis grupos do DF e três participações especiais vindas da Paraíba, Ceará e Pernambuco. Os espetáculos abertos ao público em geral serão realizados ao longo dos dias 19, 20 e 21, com entrada franca e classificação livre.
O Teatro de Bonecos Popular do Nordeste é patrimônio cultural brasileiro, registrado pelo Iphan, e tem no Distrito Federal o maior número de grupos e brincantes fora da região Nordeste. Uma tradição popular presente em diversos estados e conhecida por vários nomes: Mamulengo, Babau, Cassimiro Coco, Kalunga, Mané Gostoso, João Redondo, Briguela. Reunindo nove grupos de diferentes gerações, o 1º Festival de Teatro de Bonecos Populares do DF busca celebrar e também fortalecer a salvaguarda desta forma de expressão tão importante para a cultura e a tradição oral brasileira.
A programação de espetáculos inicia nos dias 17 e 18, com quatro aulas-espetáculo voltadas exclusivamente aos estudantes do SESI Taguatinga, abordando educação patrimonial. A partir da quarta, dia 19, começam as apresentações de mamulengo abertas ao público em geral, com sessões pela manhã, tarde e noite. As atrações contarão com acessibilidade estrutural para pessoas com deficiência física, tradução simultânea em Libras e audiodescrição para até seis pessoas.
Dentro da programação, o festival inclui ainda a exposição fotográfica convidada PAREIADA - Memórias Brincantes das Culturas Populares do DF, com 30 fotografias de mamulengos, poetas, pifeiros, batuques e outras manifestações culturais do Distrito Federal, registradas pelo fotógrafo Davi Mello.
Grupos de mamulengo participantes
O 1º Festival de Teatro de Bonecos Populares do Distrito Federal é idealizado pelo Mamulengo Sem Fronteiras, grupo criado em Taguatinga há mais de duas décadas. Do DF, se apresentam também o Mamulengo Presepada, Mamulengo Fuzuê, Mamulengo Lengo Tengo, Mamulengo Alegria e Mamulengo Saruê. Do Ceará, o festival recebe a Carroça de Mamulengos, consagrada companhia liderada pelo mestre Carlos Babau e uma das principais referências para a consolidação desta tradição no DF. Da Paraíba, o se apresenta a Cia Boca de Cena e, de Pernambuco, o grupo Babaulengo.
Diálogos sobre a tradição
Cada um dos espetáculos apresentados será seguido de roda de conversa entre o público e os/as artistas brincantes. Na sexta-feira, dia 21, será realizada também a Roda de Saberes Butando Bunecos, iniciativa criada pelo grupo Mamulengo Sem Fronteiras em 2020, durante a pandemia, no formato de live de entrevistas nas redes sociais. Transportada para o formato presencial, a roda promoverá o diálogo sobre a tradição do mamulengo e sua salvaguarda, com a presença de grupos participantes, pesquisadores, representantes do Iphan-DF e público em geral.
O 1º Festival de Teatro de Bonecos Populares do Distrito Federal é uma realização do Mamulengo Sem Fronteiras, com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.
PROGRAMAÇÃO ABERTA
17/10 a 21/10 - Segunda a sexta
Exposição Fotográfica PAREIADA - Memórias Brincantes das Culturas Populares do DF
19/10 - Quarta
9h30: Mamulengo Lengo Tengo (DF)
15h: Mamulengo Fuzuê (DF)
20h: Abertura Mamulengo Sem Fronteiras + Carroça de Mamulengos (CE)
20/10 - Quinta
9h30: Mamulengo Saruê (DF)
15h: Mamulengo Presepada (DF)
20h: Cia Boca de Cena (PB)
21/10 - Sexta
9h: Babaulengo (PE)
10h: Mamulengo Alegria (DF)
15h: Mamulengo Sem Fronteiras (DF)
20h: Roda de Saberes Butando Bunecos - diálogo sobre mamulengo e patrimônio, com a presença dos grupos participantes, pesquisadores e representantes do Iphan-DF
SERVIÇO
1º Festival de Teatro de Bonecos Populares do Distrito Federal
Quando: de 17 a 21 de outubro (segunda a sexta)
Onde: Teatro Yara Amaral - Centro Cultural SESI Taguatinga
Entrada: franca e classificação livre
Redes sociais: @teatrodebonecospopularesdf
Informações e agendamento para escolas: 61 9.8425.7233
FICHA TÉCNICA
Coordenação geral: Walter Cedro
Produção executiva: Mirella Dias (Tomada Conexões Artísticas) e Mamulengo Sem Fronteiras
Ilustrações: Jô Oliveira
Designer gráfico: Nara Oliveira (Estúdio Gunga)
Assessoria de imprensa: Keyane Dias e Davi Mello (Pareia Comunicação e Cultura)
Fotógrafo e videomaker: Davi Mello (Pareia)
Interpretação em Libras: Fernando Guimarães Meireles
Audiodescrição: Lúcia Helena Corrêa da Fonseca