quinta-feira, 30 de julho de 2015

No Céu das Artes Sorriso - MT

Trabalhando em parceria com o grupo de teatro Gruta de Tangará da Serra, o grupo Mamulengo Sem Fronteiras volta para mais uma jornada de oficinas e apresentações "No Céu das Artes", em Sorriso, de 1 a 11 de agosto de 2015.

“No Céu das Artes” faz parte do Edital Funarte de Ocupação dos Céus das Artes/2013, que tem como objetivo integrar num mesmo espaço físico programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socio-assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras, a partir do ano de 2014. 

O projeto será realizado durante seis meses e todas as atividades são totalmente gratuitas com apresentações e oficinas de vários grupos de teatro, músicas, danças, contadores de historias e muito mais.


Sem Fronteiras no Amazônia Encena na Rua - Rondônia

Idealizado pela Associação Cultural O Imaginário, desde 2008, e realizado pelo Sesc Rondônia, o “Amazônia Encena na Rua” já se tornou um dos eventos teatrais de rua mais esperados pelo público portovelhense. Em 2015, será realizado de 22 a 26 de julho. Serão cinco dias com uma programação intensa que envolverá apresentações de teatro de rua, performance, oficinas, debates, cursos e palestras. 

O festival é aberto ao público e será desenvolvido nas principais ruas da capital, tendo comoarena principal a Praça Três Caixas D’Água, localizada na Av. Carlos Gomes com Rogério Weber. Em sua 8ª edição, o “Amazônia Encena na Rua” é o primeiro festival da região norte destinado às artes de rua, com a participação expressiva de produções artísticas oriundas de todo Brasil. 

A programação inclui os grupos dos estados de Rondônia, São Paulo, Goiânia, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Ceará e Acre.O Mamulengo Sem Fronteiras é parte dessa linda festa. Acompanhe!

O projeto ainda proporciona um espaço igualitário, onde a arte é para todos, qualifica atores, técnicos e diretores de arte, mantém viva a arte de rua e ainda promove a interação da cultura regional e nacional. “Me sinto orgulhoso em saber que o Amazônia Encena na Rua já se tornou referência em outros estados da Amazônia. 




1° Festival Matias de Teatro de Rua- Acre


O 1° Festival Matias de Teatro de Rua tem início marcado para o sábado (11), em Rio Branco. O evento terá a participação de 11 companhias de outros estados do Brasil, três acreanas e dois grupos de quadrilha. A iniciativa é encabeçada pela Cia Visse Versa de Ação Cênica e se estende até o dia 19 de julho, dia em que se apresentam o Mamulengo Sem Fronteiras, às 19h, no Via Verde Shopping. 
 
Segundo o organizador, Lenine Alencar, que trabalha com teatro há 36 anos, o diferencial desse festival é a interação com outras cidades do interior. A programação conta com espetáculos nos municípios do Bujari, Senador Guiomard, Plácido de Castro, além da capital acreana.

"Tem uma coisa forte do Matias, porque ele implantou os primeiros processo de utilização das pernas de pau como instrumento de arte no Acre. Nenhum grupo tinha feito isso e ele começou no Teatro Barracão. Ele tem muito a ver com teatro popular. Por isso, estamos o homenageando".

Alencar explica que o nome do festival é uma homenagem ao seringueiro, poeta e artista acreano José Marques de Souza, mais conhecido com Matias, uma personalidade que teve grande ligação com questões sociais e culturais do Acre, na década de 1970. Nascido em Tarauacá, Matias chegou a Rio Branco e, nas periferias, começou desenvolver atividades culturais - como o teatro - para falar da vida no seringal e das condições de vida na época.

Durante o festival também estão programadas três oficinas, entre a segunda-feira (13) e a sexta-feira (17). São elas: a Oficina Teatro do Oprimido, com a instrução de Licko Turle; Iniciação a Técnicas Circenses, com Selma Pavaneli e Adailton Alves; e Percussão Brasileira, com Eliberto Barroncas.

quarta-feira, 1 de julho de 2015