terça-feira, 26 de novembro de 2019

Mostra Ariús do Sesc tem início nesta sexta-feira em Campina Grande- PB

Mostra Ariús do Sesc tem início nesta sexta-feira em Campina Grande- PB
O coordenador de Cultura do Sesc Campina Grande -PB, Álvaro Fernandes, afirmou que a Mostra Ariús, evento consolidado de descentralização de cultura, acontece dos dias 22 a 30 deste mês em Campina Grande. Ele destacou que o projeto tem o objetivo de levar cultura e arte gratuita e de qualidade para os locais onde as pessoas não costumam ter acesso.
Segundo Álvaro, a programação é extensa e busca valorizar o artista da terra. Ele ainda frisou, em entrevista à Rádio Caturité FM, que a mostra acontece em Campina Grande, Esperança, Queimadas e Riacho de Santo Antônio.
– É uma programação intensa e extensa que valoriza o cidadão campinense, paraibano e brasileiro, porque estamos descentralizando a arte e propiciando às pessoas espetáculos de qualidade – disse.
Confira a programação:
PROGRAMAÇÃO DA MOSTRA ARIÚS DE TEATRO DE RUA – ALDEIA PALCO GIRATÓRIO 2019
Dia 22 – Sexta 17h – Apresentação do espetáculo de Cavalo Marinho “Estrela de ouro”
Local: Praça da Bandeira
Dia 23 – Sábado 10h – Cortejo Artístico (saindo do Sesc para a Praça da Bandeira)
11h – Apresentação do espetáculo “Griôt”
Local: Praça da Bandeira
Dia 25 – Segunda 6h –Gulp -Uruguai
Local: Praça da Bandeira
Dia 27 – Quarta 16:h – Apresentação do espetáculo “Raxa”
Local: Praça da Bandeira
Dia 28 – Quinta 16h – Apresentação do espetáculo de dança “Black Nina”
Local: Praça da Bandeira
Dia 29 – Sexta 10h – Apresentação do espetáculo “Naquele Bairro Encantado”
Local: Feira Central
16h – Apresentação do espetáculo “Lá Mutante Varietê”
Local: Praça da Bandeira
Dia 30 – Sábado 10h – Apresentação do espetáculo “Mini Festival de Mini Criaturas”
Local: Praça da Bandeira
Dia 22 16h – Apresentação do Espetáculo “O Pescador e a Sereia” (Escola Municipal)
Dia 23 16:30h – Apresentação do espetáculo “Tem Boi no Algodão”
Local: Praça da Bandeira
Dia 29 16:30h – Apresentação do espetáculo “Viva o Circo”
Circuito Cidades
Queimadas
Dia 25 15h – Apresentação do espetáculo “Sob o sol”
Dia 26 9h30– Apresentação do espetáculo Troca-se Histórias por Brincadeiras
Dia 27 Apresentação do espetáculo “Guara Mamo”
Riacho de Santo Antônio
Dia 25 16h – Apresentação do espetáculo “Trupeçando”
Dia 26 -16h – Apresentação do espetáculo “Comédia Com Farinha”
Dia 27-16h – Apresentação do espetáculo “Amateur”
Esperança:
Dia 28 16h – Apresentação do espetáculo ““Exemplos de Bastião” - Mamulengo Sem fronteiras -DF
Dia 29 16h – Apresentação do espetáculo “Apresentação do espetáculo “Lá Moringa”
Dia 30 17h – Apresentação do espetáculo “Cara de Claw

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Feste premia os melhores da edição 2019 em Pindamonhangaba
Ator e diretor do Grupo Mamulengo Sem Fronteiras Walter Cedro, Ganha o Prêmio de Melhor ator na categoria Teatro de Rua no 41° Feste- Pindamonhangaba -SP
Apresentações aconteceram em várias áreas da cidade. (Foto: Allan Modesto/PortalR3)
A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, encerrou, no último domingo (17), a 41ª edição do FESTE (Festival Nacional de Teatro). O evento durou dez dias com apresentações teatrais gratuitas para diferentes públicos que participou ativamente.
O FESTE já se tornou algo tradicional, em Pindamonhangaba, e é aguardado por muitos. Neste ano, o evento contou com seis espetáculos adultos, quatro espetáculos infantis, quatro espetáculos de rua e cinco espetáculos convidados. Além de três workshops que aconteceram no Museu Histórico e Pedagógico, no centro, e no CEU das Artes, em Moreira César.
“O saldo do 41º FESTE, de 2019, foi muito positivo, e posso destacar quatro pontos. Primeiro a qualidade das peças de teatros que possibilitou uma diversificação e ao final de cada uma tivemos uma verdadeira aula, dado os estilos apresentados; segundo tivemos um momento emocionante, em que foram lembrados as quatros edições iniciais, com apresentações de trechos de peças do período e também o lançamento de um book com o registro destas edições; terceiro a parceria com instituições como SESCOOP e SESC que qualificam o Festival; e por fim tivemos o CEU das Artes como um local totalmente equipado, que pode receber espetáculos em seu auditório”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma.
O escritor que fez parte da comissão organizadora do FESTE, Victor Narezi, declarou, em rede social, que durante o evento pôde perceber cada vez mais o poder transformador da arte, além da luta política e a necessidade da união social. “As palavras que permearam nossos dias no festival ainda ecoam em mim e sei que em outros tantos que lá compareceram, resistência em várias ‘camadas’. Obrigado a toda equipe do Festival, em nome do secretário de Cultura, Alcemir Palma, da diretora de Cultura, Rebeca Guaragna Guedes, por mais essa. Aos profissionais da curadoria e críticas, aos grupos todos que participaram e abrilhantaram essa edição e ao público pela presença tão significativa”, concluiu.
De acordo com a Secretaria de Cultura e Turismo de Pindamonhangaba o objetivo do festival foi de estimular os grupos de teatro em atividade no país, e também de revelar novos talentos e promover o intercâmbio cultural.
Confira os premiados do FESTE 2019:
Categoria adulto
Melhor espetáculo: (In)Justiça – Cia de Teatro Heliópolis – São Paulo/SP
Melhor ator: Márcio Douglas – Klaus Empreendimentos Artísticos/La Cascata Cia Cômica – São José dos Campos/SP
Melhor atriz: Dalma Régia – Cia de Teatro Heliópolis – São Paulo/SP
Melhor trilha sonora (prêmio especial do júri): (In)Justiça – Cia de Teatro Heliópolis – São Paulo
Categoria infantil
Melhor espetáculo: Existo! – Cia La Leche – São Paulo/SP
Melhor ator: Não houve
Melhor atriz: Ana Paula Lopez – Cia La Leche – São Paulo/SP
Pesquisa e criação atoral das atrizes (prêmio especial do júri) – Yaga – Uma História Para Crianças Corajosas – Severina Cia de Teatro – Pindamonhangaba/SP
Categoria rua
Melhor espetáculo: Esquadrão Bombelhaço – Cia Teatro Palombar – São Paulo/SP
Melhor ator: Walter Cedro – Mamulengo Sem Fronteiras – Brasília/DF
Melhor atriz: Não havia atrizes nesta categoria
Pesquisa e composição estética (prêmio e composição estética) – Romeu e Julieta – Cia Talagadá – Itapira/SP

VEJA TAMBÉM
https://www.portalr3.com.br/2019/11/feste-premia-os-melhores-da-edicao-2019-em-pindamonhangaba/




sexta-feira, 22 de novembro de 2019

TEATRO DE BONECOS APRESENTAÇÕES DE GRUPOS QUE MANTÊM VIVA ESSA ARTE SECULAR














Em novembro, o teatro de bonecos reverbera ao brasiliense a expressão artística que há séculos encanta o público de todas as idades no Brasil e no mundo. Nas manhãs de sábado, bonecos e bonequeiros da Associação Candanga de Teatro de Bonecos (ACTB) desembarcam no Teatro Brasília Shopping, sempre às 11h, espalhando magia e simpatia.
No sábado (23), a Cia Mamulengo Sem Fronteiras apresenta Exemplos de Bastião. Baseado na literatura de cordel do teatro de bonecos, no qual a música surge como elemento condutor, entrelaçando um curioso enredo, Exemplos de Bastião é um espetáculo que conta a história de um palhaço de Folia de Reis metido em várias confusões com sua burrinha, Relâmpago. Padre Simão Sem Cuidado, Capitão João Redondo e bichos do além tudo isso também entram na história para ajudá-lo a conquistar a maravilhosa Rosinha do Bole Bole. Sempre trabalhando com a comunicação direta e a participação voluntária do público, considerado um elemento a mais no espetáculo, podendo interferir e até determinar novos rumos para o mamulengo, cada apresentação é uma novidade para crianças e adultos que embarcam em Exemplos de Bastião. 
No sábado (30), entra em cena Benedito, Abençoado e Bendizido, com a Cia Mamulengo Fuzuê. Enfrentando os desmandos do Capitão João Redondo, que tudo quer comprar e dominar com seu dinheiro e poder, Rosinha, Benedito e o Boizinho Fuzarca lançam mão de muita esperteza para fugir de perigos representados pela fantástica Cobra Anaconda. Os personagens dessa brincadeira convidam o público a um singelo e alegre passeio pelo imaginário popular brasileiro. Palhaço da Vitória, Janeiro, Cabo Zé Setenta, Vô Benza… Cada um entra em cena ao sabor do improviso e da interação com o público, guiados por canções populares executadas por músicos brincantes ou bonecos tocadores.

Associação Candanga de Teatro de Bonecos

A Associação Candanga de Teatro de Bonecos (ACTB) reúne 22 grupos no DF. As manhãs de sábado, de outubro e novembro, no Teatro Brasília Shopping serão alegradas por essas trupes. O circuito tem o intuito de promover a circulação de espetáculos de teatro de bonecos com diversas linguagens abrangendo a diversidade dos grupos associados. A ACTB é filiada à Associação Brasileira de Teatro de Bonecos – ABTB e a União Internacional da Marioneta – UNIMA, formando uma rede mundial de difusão dessa arte milenar.

23 e 30/11 Sábados às 11h
Valores: Ingressos: R$20 (Inteira) e R$10 (Meia) À venda na bilheteria do teatro, sempre uma hora antes do espetáculo Classificação: livre 
Mais informações: (61) 2109-2122

terça-feira, 19 de novembro de 2019

1 ° Mostra Sesc de Artes Cênicas

1 ° Mostra Sesc de Artes Cênicas
Com o objetivo de valorizar os artistas da cidade, o Serviço Social do Comércio realizará a primeira edição da Mostra Sesc de Artes Cênicas. A comissão formada por técnicos de cultura escolheu 18 peças entre quase 100 companhias que se inscreveram. Os grupos realizarão apresentações nas unidades do Sesc da 913 Sul, Taguatinga Norte, Gama, Ceilândia e Estação 504 Sul. As apresentações ocorrerão de 18 a 24 de novembro, sempre às 20hs. A entrada é franca. Vem!
O Romance do Pavão Misterioso - Mamulengo Sem Fronteiras
Quando ? dia 21/11 Quinta- Feira
Onde ? Teatro Sesc Paulo Gracindo ( Gama)
Que Horas ? Ás 20hs Entrada ? Franca

EU VOU MOSTRAR PRA VOCÊS
UM CONTO MARAVILHOSO
CONTADO POR BONECOS E BRINCANTES
DO MUNDO ESPETACULOSO
ABRAM OS OLHOS E MENTES
AGORA ESTÁ PRESENTE
O PAVÃO MISTERIOSO