Agenda Mamulengo Sem Fronteiras
Agenda Mamulengo Sem Fronteiras
Ações recentes, Projetos e ações
Nos meses de maio e junho, a Associação Fuzuê de Arte e Cultura, em parceria com a Associação Candanga de Teatro de Bonecos – ACTB, realiza o II Encontro de Mamulengos do Distrito Federal. Integrando os grupos que compõem o Catálogo de Mamulengos do DF, o projeto promoverá apresentações, oficinas e diálogos abertos sobre essa genuína tradição cultural brasileira. O encontro é dividido em três etapas, iniciando com o Seminário de Formação nos dias 25, 26 e 27 de maio, no Espaço Cultural Renato Russo – 508 Sul.
Aberto ao público e com entrada franca, o seminário contará com três apresentações culturais de mamulengo, mesas temáticas e oficina. Dentro da programação, será lançado também o Catálogo de Mamulengos do Distrito Federal, onde são apresentados mestres, mestras e brincantes de Mamulengo do DF e entorno. Paralelo aos espetáculos e debates, o público poderá prestigiar uma exposição de malas e bonecos, aberta a visitação durante os três dias de programação.
O Mamulengo é uma forma de expressão cultural de origens nordestinas, reconhecida como patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, desde 2015. O Seminário de Formação inicia o II Encontro de Mamulengos por se configurar como um importante espaço de articulação para promover ações de salvaguarda dessa tradição cultural no DF. Uma construção coletiva de bonequeiros e brincantes de várias gerações.
Distrito Federal: Terra de Mamulengos
O inventário de registro nacional do Mamulengo (Teatro de Bonecos Popular do Nordeste) constatou que o Distrito Federal é a unidade da federação com o maior número de brincantes e grupos de mamulengo fora da região Nordeste. Diante dessa efervescente cena mamulengueira, bonequeiros e brincantes locais apresentarão à Secretaria de Cultura, com o apoio do Iphan-DF, pedido de reconhecimento e registro do Mamulengo como patrimônio cultural distrital. A entrega simbólica do pedido será realizada na abertura do Seminário de Formação, na manhã do dia 25, e busca fortalecer políticas públicas locais de salvaguarda.
.
Roda de Mamulengos e Educação Patrimonial nas Escolas
Após a realização do Seminário de Formação, o II Encontro de Mamulengos do Distrito Federal ocupará a Torre de TV no dia 29, domingo, com a celebrativa Roda de Mamulengos. Será uma tarde inteira de apresentações gratuitas e simultâneas, reunindo os grupos e brincantes participantes do Catálogo de Mamulengos do DF e da Associação Candanga de Teatro de Bonecos.
A terceira e última etapa do encontro será realizada entre os dias 30 de maio e 15 de junho, com ações de educação patrimonial em escolas públicas. Ao todo, serão realizadas 28 apresentações no formato de aula-espetáculo e duas oficinas de confecção de bonecos com a mestra Tetê Alcândida, abrangendo unidades de ensino de diferentes regiões administrativas.
O II Encontro de Mamulengos do DF é realizado pela Associação Candanga de Teatro de Bonecos – ACTB, em parceria com a Associação Fuzuê de Arte e Cultura. Conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura – FAC/DF e com apoio da Superintendência do Iphan-DF.
PROGRAMAÇÃO – SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO
Espaço Cultural Renato Russo – 508 Sul
25/05 a 27/05 | de quarta a sexta
Exposição de malas e bonecos
25/05 | quarta-feira
– 9h às 10h30: Abertura com representantes da ACTB, Departamento de Patrimônio Imaterial e Departamento de Cooperação e Fomento do Iphan, Superintendência do Iphan-DF, Secretaria de Cultura (SECEC-DF) e Secretaria de Educação (SEEDF) e Associação dos Forrozeiros do Distrito Federal
– 10h30 às 11h15: Espetáculos de Mamulengo e entrega simbólica do Pedido de Registro Distrital
– 13h30 às 16h: Lançamento do Catálogo de Mamulengos do DF – com Maria Villar. Mesa temática “A História do Mamulengo no Distrito Federal” – com Chico Simões, Aguinaldo Algodão, Tetê Alcândida, Josias Wanzeller, Carlos Machado e membros do Iphan-DF (mediação)
– 17h: Espetáculo com grupos integrantes do Catálogo de Mamulengos do DF
26/05 | quinta-feira
– 9h30 às 12h: Mesa temática on-line “Centros de Referência em Teatro de Bonecos” – com representantes do Museu de Topic Tolosa (Espanha), Museu do Mamulengo (Glória do Goitá/PE), Trapusteros Teatro (DF) e Izabela Brochado (mediação)
– 13h30: Oficina de projetos “Como viabilizar um Centro de Referência no DF? Experiências, formatos e possibilidades” – com o Iphan-DF
27/05 | sexta-feira
– 9h às 11h: Roda de conversa “Calendário cultural do mamulengo no DF e ações de salvaguarda contínuas” – com representantes da SECEC, SEE, Iphan e bonequeiros
– 11h às 11h30: Espetáculo com grupos integrantes do Catálogo de Mamulengos do DF
.
ATRAÇÕES DA RODA DE MAMULENGOS – TORRE DE TV
29/05 | domingo – de 14h às 17h
Mamulengo Presepada – O Romance do Vaqueiro Benedito
Mamulengo Sem Fronteiras – Exemplos de Bastião
Mamulengo Fuzuê – Benedito, Abençoado e Bendizido
Mamulengo Alegria – O Casamento de Chiquinha
Mamulengo Pilombetagem – Benedito e o Boi Pintadinho
Casa Moringa – Vereda dos Mamulengos
Mamulengo Lengo Tengo – As aventuras e desventuras de Benedito
Voar Teatro de Bonecos – Tramóias para enganar a morte
Grupo Pirilampo – Pro povo rir, um pout pourri pirilampesco
Mamulengo Jatobá – As aventuras de Benedito
Circo Boneco e Riso – A vingança de Casimiro Coco e seus comediantes
Mamulengo Saruê – Vem brincar de mamulengo
Mamulengo Mulungu – Brincadeira de Mamulengo
Mestra Tetê Alcândida – Bonecos Gigantes
.
SERVIÇO
II Encontro de Mamulengos do DF
Seminário: 25 a 27 de maio, no Espaço Cultural Renato Russo
Roda de Mamulengos: 29 de maio, das 14h às 17h, na Torre de TV
Nas escolas: de 30 de maio a 15 de junho
Entrada: Franca
Classificação: Livre
Informações: www.teatrodebonecosdf.com.br
Redes sociais: @actb_teatro_de_bonecos
“Orgulho”, esta foi a palavra que o prefeito de Quirinópolis, Anderson de Paula, usou para descrever o sentimento de poder realizar, após quatro anos, mais uma edição do Festival da Chica Doida durante coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (11) no Palácio das Esmeraldas. A festa, que tem como tema o prato recentemente declarado patrimônio cultural e imaterial de Goiás, acontece de 19 a 22 de maio com diversas atrações artísticas, culturais e gastronômicas e entrada gratuita.
Assim, durante o evento, o prefeito destacou na programação dos shows com Barões da Pisadinha, João Bosco e Vinícius, Edy Britto e Samuel e Casa Worship. Além disso, ressaltou o futebol solidário que vai integrar a programação do evento, com a presença dos cantores Edy Britto e Samuel e dos humoristas Jacques Vanier e Tiago Barnabé, as diversas oficinas e o concurso gastronômico “A Chica Mais Doida”, com prêmios de até 5 mil reais.
Com tudo isto em vista, Anderson ressaltou que o objetivo do festival é disseminar o prato por todo Brasil. “Quirinópolis está de braços abertos para receber o Estado de Goiás, o Brasil, neste evento. Queremos que esse festival tenha a grandiosidade que tem o prato Chica Doida”. Neste sentido, a primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado, que recebeu os convidados no Jardim das Jaboticabeiras, ressaltou a importância de celebrar as heranças culturais dos municípios, como Quirinópolis está fazendo. Responsável pelo projeto de lei que tornou o prato patrimônio goiano, o deputado estadual, Coronel Adailton, falou como a iniciativa vem reforçar e fortalecer ainda mais a cultura do estado e, por isso, deve ser celebrada.
Por isso, além de anunciar as novidades da nova edição, a coletiva ainda contou a história de como foi criada a Chica Doida, teve participação especial do cantor quirinopolino Eduardo Rabello e ainda a presença da família da Dona Petronilha, de quem a receita foi originada, mantendo vivas as tradições, o legado da família para Quirinópolis e a essência do prato que, muito além de saboroso, ainda simboliza a resiliência do povo goiano frente às adversidades.
Confira a programação completa: DIA 19/05 – Quinta feira
OFICINA DA CHICA
14h – Emater – Oficina de Artesanato
16h – Concurso “A Chica Mais Doida” – 1ª Mostra
PALCO DA CHICA
20h – Apresentações artísticas e culturais.
PALCO DE SHOWS-
21h30 -Casa Worship
DIA 20/05 – Sexta-feira
OFICINA DA CHICA
09h – Emater – Oficina culinária
13h -Profissionais de bares e restaurantes -Dadinho de Chica e Hamburger Doido
16h – Concurso “A Chica Mais Doida” 2ª Mostra
18h – Futebol Solidário – Chica Doida
PALCO DA CHICA
20h – Apresentações artísticas e culturais.
21h- Abertura oficial do Festival Chica Doida
22h-Encantos e Histórias da Chica com Mamulengos
PALCO DE SHOWS –
23:00- Edy Britto e Samuel
DIA 21/05 – Sábado
OFICINA DA CHICA
10h- Kids – História da Chica com Mamulengos – de Geração em Geração
14h – Comida de Escola – Merendeiras “Arroz divertido e cheio de truques”
16h – Concurso “A Chica Mais Doida” – 3ª Mostra
PALCO DA CHICA
20h30 – Apresentações artísticas e culturais
21h30 – Cozinha Show – Narcisa com a Chica
PALCO DE SHOWS-
23h – João Bosco e Vinícius
DIA 22/05 – Domingo
OFICINA DA CHICA
14h – Oficina Festiva – Comidinhas para bem receber
PALCO DA CHICA
19h30 – Apresentações Artísticas e Culturais
21h – Cozinha Show – Narcisa com a Chica
22h- Resultado e premiação do Concurso “A Chica Mais Doida”
PALCO DE SHOWS
23h -Barões da Pisadinha
QUINTA A DOMINGO – CHICA NAS ESCOLAS
18h – Chica Doida e outros pratos nas barracas das escolas.
A cena cultural do Distrito Federal se consolida a cada ano. Somos terreiro de diversas linguagens artísticas e de nomes conectados ao cenário nacional. Impulsionado por esse movimento e pela descentralização da cultura no DF, está de volta o projeto Tomada Cultural. Com o tema Gestão e Patrimônio, a edição deste ano irá promover oficinas formativas, apresentações e mostra de culturas tradicionais entre os meses de maio e julho. No roteiro, escolas públicas e institutos federais de três RAs: Riacho Fundo I, Riacho Fundo II e Recanto das Emas.
Cada região sede do projeto receberá três blocos de atividades, incluindo 12 oficinas e nove apresentações artísticas, com foco em expressões reconhecidas como patrimônio cultural do Brasil. Parte da programação será exclusiva para estudantes das escolas e institutos federais e outra parte será aberta ao público em geral. As atividades vão abordar temas e linguagens como literatura, poesia e cordel, música, percussão, teatro de bonecos, culturas tradicionais e capacitação em gestão cultural.
Primeira Etapa - Riacho Fundo II
A primeira etapa do projeto irá ocupar a Escola Classe Lobo Guará, no Riacho Fundo II, entre os dias 16 e 31 de maio. As atividades voltadas exclusivamente aos alunos e professores da escola incluem Oficina de Mamulengo, com o ator brincante Walter Cedro, e Oficina de Maracatu, com a batuqueira e artista brincante Lirys Catharina. No dia 18, a escola receberá a Mostra Tomada de Culturas Tradicionais, com espetáculo do Mamulengo Sem Fronteiras, cortejo do grupo Zenga Baque Angola e sarau com os cordelistas e poetas Davi Mello, Keyane Dias, Markão Aborígine, Fernando Cheflera, Caliandra Molotov e Natália Cristina.
Atividades abertas ao público em geral - maio
As ações do projeto voltadas à área de Gestão Cultural serão abertas ao público em geral, mediante inscrição prévia. No Riacho Fundo II, as aulas serão realizadas na Escola Classe Lobo Guará, das 19h às 22h. A primeira ação é a Oficina de Portfólio Artístico, ministrada pela gestora cultural Karita Pascollato, entre os dias 16 e 18 de maio. Já nos dias 30 e 31, a comunicadora Izabela Boreli irá ministrar a Oficina de Mídias Sociais. Ambas as atividades buscam capacitar artistas e produtores e impulsionar a carreira dos trabalhadores da cultura da região. O formulário de inscrição está disponível no site https://tomadaproduz.art.br/tomada-cultural-2022/
Realização
O projeto Tomada Cultural - Gestão e Patrimônio é uma realização da produtora Tomada Conexões Artísticas. Conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF) e apoio da Administração Regional do Riacho Fundo II e da Escola Lobo Guará.
PROGRAMAÇÃO - RIACHO FUNDO II Escola Classe Lobo Guará
Oficina de Portfólio Artístico - com Karita Pascollato
16, 17 e 18 de maio - 19h às 22h
Oficina de Mídias Sociais - com Izabela Boreli
30 e 31 de maio - 19h às 22h
PROGRAME-SE Oficinas Tomada Cultural - Gestão e Patrimônio
1ª Etapa - Riacho Fundo II
ONDE: Escola Classe Lobo Guará
QUANDO: de 16 a 31 de maio
Goiânia – Criado pelo presidente da Federação de Teatro do Estado de Goiás (Feteg), Norval Berbari, em 2003, a oitava edição do Festival de Cenas Curtas conta com a participação de 30 espetáculos cênicos curtos, com duração entre cinco e oito minutos e que foram criados por coletivos e artistas filiados e também por não filiados à Federação.
MELHORES CENAS CURTAS DO VIII FESTIVAL DE CENAS CURTAS DA FETEG, SEGUNDO AVALIAÇÃO DO JÚRI TÉCNICO COMPOSTO POR: Flávia Cruvinel, Marci Dornelas, Mauri de Castro, Sandro *Torres*e Wellington Dias.
RESULTADO - LISTA FINAL:
1º LUGAR - SERTÃO DE ROSA COSTURA - Sertão Infinito
2º LUGAR - VENDE-AQUI... - Luíza Camila
3º LUGAR - LATUMIA - Arte e Fatos
4º LUGAR - O DORSO - Cia Sala 3
5º LUGAR - DOCE INACABADO - Arte e Fatos
6º LUGAR - GENI - Sem Nome Cia de Teatro
7º LUGAR - SEU DOUTOR - Trupe dos Cirandeiros
8º LUGAR - EXEMPLOS DE BASTIÃO - Mamulengo Sem Fronteiras
9º LUGAR - ECOS DO AGORA - Pleluno Teatro
10º LUGAR - NEGRITUDE - Teatro Destinatário