segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Diário #1 - Ceará: Caravana Mamulengos do Cerrado Rumo à Caatinga

A Caravana Mamulengos do Cerrado Rumo à Caatinga saiu de Taguatinga (DF), nossa amada terra cerratense, no dia 28 de dezembro, rumando ao Ceará. Na estrada, os grupos brasilienses Mamulengo Sem Fronteiras e o convidado Mamulengo Fuzuê. Muitas surpresas e encantos da Mãe Natureza e de sua gente. O Cerrado virando Caatinga e nossos corações se enchendo de alegria para reconhecer e reencontrar as raízes de nossa tradição.

A primeira parada foi na Bahia, estado onde nasceram parte dos brincantes do Sem Fronteiras Walter Cedro, Bião e Wagner Nascimento. Nas caatingas baianas, conhecemos o Brejão da Gruta, em Morro do Chapéu, linda comunidade remanescente de quilombo que vive nos arredores de uma gruta que "tem pra mais de 6 léguas de comprimento pra dentro" (João Santos, morador). É também dentro da gruta que as pessoas se casam e celebram uma missa anual. Lugar encantador com segredos e sagrados, histórias fantasticamente reais repassadas pela oralidade do nosso povo.

Após pedir a benção aos parentes Ourolândia e Pindobaçu, a Caravana seguiu para Juazeiro do Norte (CE), sendo também abençoada por Padre Cícero, logo na chegada. Lá, passamos três dias de aprendizados e convivências com o Mestre Carlinhos Babau (Carlos Gomide ou simplesmente Seu Carlos, em Juazeiro), do Carroça de Mamulengos. Grande referência para a brincadeira dos bonecos no Cerrado.

Tivemos a alegria de brincar na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Bairro João Cabral, lugar onde a comunidade e a família Carroça de Mamulengos plantou árvores e fez florescer sonhos. Dentre eles, o de Edvan da Cia Tê-te-Rê-rê-Tê-te, que junto com Babau, Seu Nena e Zé Newton nos receberam muito bem. Edvan se apresentou com a União dos Artistas da Terra da Mãe de Deus, seguindo conosco (Sem Fronteiras e Fuzuê).

De Juazeiro, fomos para Fortaleza, subindo a caatinga da Serra do Araripe. Nossa recepção foi no espaço do Grupo Formosura de Teatro Bonecos, onde participamos da roda de bate-papo com a Rede Cearense de Teatro de Bonecos. Logo em seguida, realizamos apresentação com a presença de amigos e da comunidade local.

Abastecidos de histórias, amizades e carinho compartilhados, saímos em direção a Aracati, cidade bonita de povo receptivo. Em nossa espera estava o amigo Chico Izidório, ator de teatro de rua e militante cultural. Ficamos hospedados na sede do partido PCdoB e seguimos para apresentação na Praça da Esperança da Comunidade de São Chico, a 30 km do centro da cidade. A praça foi construída pela própria comunidade, que nos recebeu com alegria e com a presença do querido Mestre Cherim, em apresentação conjunta com o Mamulengo Fuzuê.

De lá, bonecos na mala, corremos para a Comunidade do Cumbe, local de residência do Mestre Cherim, vila de pescadores e criadores de camarão. Quando chegamos, as crianças já estavam esperando prontas e o forró já tinha começado. O povo entrou no clima e a brincadeira comeu solta, com apresentação do Mamulengo Sem Fronteiras e Mestre Cherim com seus bonecos modernos, cantadores e encantadores.

Com olhos cheios de lágrimas e coração apertado, rumamos de volta ao centro da cidade. No meio do caminho, tinha até blitz policial nos desejando Boa Viagem. No dia seguinte, nos despedimos dos amigos recém-conhecidos da padaria com a promessa de voltar.

Partimos para Icapuí, última parada no Ceará, onde ficamos hospedados na casa de Junio Santos, guerrilheiro cultural da região e do mundo. Ao chegar por lá, os bonecos se juntaram para celebrar a vida e comungar esse momento especial. Mamulengo Sem Fronteiras, Calungas do Cumbe, Mestre Gilberto Calungueiro é Thiago Francisco (Fuzuê) em uma noite muito estrelada na comunidade Berimbau, lugar de praias lindas e salinas.

E, assim, continuamos. Ainda tem Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Logo mais tem novidade! Evoé Caravana!!

Confira todas as fotos na nossa fanpage.

Fotos: Alexandre Almeida (Janela Aberta Filmes)

Acesse nossa fanpage e confira toda a cobertura fotográfica.