quinta-feira, 26 de julho de 2018

Caravana Mamulengos do Cerrado Rumo à Floresta - 2018

Em agosto de 2018, o Mamulengo Sem Fronteiras realiza a Caravana Mamulengos do Cerrado Rumo à Floresta. Saindo de Taguatinga e acompanhados do nosso grupo parceiro Mamulengo Fuzuê, iremos percorrer mais de 10.000 km, passando pelos estados do Mato Grosso, Rondônia e Acre. Em cada pouso, realizaremos apresentações, diálogos e troca de saberes para celebrar a arte do encontro. A Caravana parte no dia 1ºde agosto e viaja até o fim do mês.

O objetivo central do projeto é difundir o Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, tradição também chamada de Mamulengo e reconhecida como patrimônio cultural do Brasil. Além disso, a Caravana busca realizar troca de saberes entre diferentes tradições culturais, promovendo debates sociais e ambientais, que tomam como ponto de partida o bioma de cada comunidade visitada.

Saindo do Distrito Federal, região com grande concentração de brincantes mamulengueiros, a Caravana percorrerá 12 cidades e comunidades próximas a rios de grande importância para as regiões Centro-Oeste e Norte. Os espetáculos, com roteiro lúdico tradicionalmente adaptável ao público, irão abordar a preservação das matas e das águas, conectando Cerrado, Pantanal e Floresta Amazônica, através da tradição.

Essa será a 3ª edição da Caravana Mamulengos do Cerrado, que já realizou duas outras viagens, em 2015 e 2016. O projeto conta com financiamento do Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal.



HISTÓRICO DA CARAVANA

Caravana Mamulengos do Cerrado (2015)
A primeira Caravana aconteceu em setembro de 2015, quando os grupos Mamulengo Sem Fronteiras e Mamulengo Fuzuê partiram do Mercado Sul de Taguatinga (DF), o Beco da Cultura, rumo ao interior de Minas Gerais, Goiás e Tocantins. Percorrendo quase 4.000 km, a Caravana Mamulengos do Cerrado passou por 12 cidades e povoados, realizando apresentações em feiras e praças. Além de alegria e encantamento, o projeto intermediou diálogos entre a tradição mamulengueira e as culturas tradicionais de cada comunidade.

Caravana Mamulengos do Cerrado Rumo à Caatinga (2016)
Em 2016, a segunda caravana levou o Mamulengo Sem Fronteiras a buscar a raiz da tradição que o abençoa: o Nordeste do Brasil. Saindo de Taguatinga (DF), o grupo percorreu mais de 8.000 km, em um mês de apresentações e vivências com mestres bonequeiros do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Uma viagem coletiva, que comemorou os 20 anos de Mamulengo Sem Fronteiras. O projeto realizou ainda apresentações e encontros da Rede Brasileira de Teatro de Rua.


PROGRAMAÇÃO

Mato Grosso

Tangará da Serra – 01 a 05 de agosto
Santo Antônio de Leveger – 08 e 09 de agosto
Cuiabá – 06 e 07 de agosto
Poconé – 10 e 11 e agosto

Rondônia
Vilhena – 13 e 14 de agosto
Ji-Paraná – 15 e 16 de agosto
Ariquemes – 17 e 18 de agosto
Porto Velho – 19 e 20 de agosto

Acre
Rio Branco – 21 de agosto
Senador Guiomard – 22 de agosto
Plácido de Castro – 23 de agosto
Bujari – 24 de agosto
 

SERVIÇO
Caravana Mamulengos do Cerrado Rumo à Floresta


Classificação indicativa: Livre
Entrada: Franca
Informações: 61 9.8425.7233
Acompanhe nas redes: f/mamulengosemfronteiras.bonecos 

segunda-feira, 9 de julho de 2018

22° Festival Espetacular de Teatro de Bonecos acontece em Curitiba


Acontece entre os dias 9 e 15 de julho a 22ª edição do Festival Espetacular de Teatro Bonecos, que traz ao público peças teatrais, exposições e oficinas. Vinte e nove companhias apresentam atrações para adultos e crianças. No domingo, dia 8, haverá um cortejo de bonecos na feira do Largo da Ordem. 

Um dos destaques do festival é o grupo mineiro Pigmalião – Escultura que se mexe, que encena a premiada “Mordaz”, peça que utiliza máscaras e marionetes para discutir relações de poder. O grupo também fará oficinas para a construção de bonecos. 

No salão de exposição do Teatro Guaíra haverá apresentações de teatro em miniatura durante toda a semana, além de uma mostra com o acervo de Miguel Krigsner, fundador do Grupo Boticário e idealizador do personagem Dr. Botica. 

Na terça-feira, dia 10, o festival homenageia os 30 anos do espetáculo infantil “Maria das Cores e seus amores”, da bonequeira Olga Romero. Haverá ainda uma sessão especial para as crianças do Hospital Pequeno Príncipe. 

Em sua terceira participação o grupo  mamulengo Sem Fronteiras de Brasília trás para o festival o espetáculo  As aventuras de Baltazar no Reino dos Mamulengos, que contam a historia das terras de são sarué, onde tudo que se imaginam  nas terras pode  acontecer.


O Festival Espetacular de Teatro Bonecos é uma iniciativa do Centro Cultural Teatro Guaíra em parceria com a Associação Paranaense de Teatro de Bonecos. 



Serviço:
22º Festival Espetacular de Teatro de Bonecos
As apresentações ocorrem pela manhã, tarde e noite no salão de exposição e no miniauditório do Teatro Guaíra, Teatro Zé Maria Santos, Biblioteca Pública e Teatro de Bonecos Dr. Botica. 
A programação completa está disponível no site do Teatro Guaíra.
Os ingressos custam R$10
https://issuu.com/teatroguaira/docs/revista-22ofetb-web

segunda-feira, 2 de julho de 2018

Mamulengo de RAPente 2018

O projeto Mamulengo de RAPente está de volta à cena da cidade, esquentando o inverno com a união calorosa entre o RAP, o Mamulengo e o Rapente. Durante o mês de julho de 2018, o festival passará por Taguatinga, Ceilândia e Samambaia, realizando rodas de prosa, oficinas e apresentações com diversos artistas. Sempre com entrada franca e livre para todos os públicos.
Essa é 3ª edição do Mamulengo de RAPente, que propõe integrar essas três linguagens fortemente presentes na cultura brasileira, artes latentes da nossa gente, unindo diferentes brasis e gerações. São manifestações de origens distintas, que possuem singularidades conectadas pelo jogo de palavras, musicalidade, improviso e abordagens de crítica social.
No Mamulengo, do Nordeste para o mundo, bonecos ganham vida em enredos tradicionais que se refazem diante de cada público, costurados pelas canções dos músicos brincantes. No Rapente, a astúcia, a métrica, o fantástico e a poesia desafiam cantadores e público pelo ser[tão] de todo o mundo. No Rap, a rima, o beat, o manifesto e a voz das periferias ecoam realidades e sonhos de um Brasil que emana transformação.

TAGUATINGA
Edição especial na 53ª Ecofeira do Mercado Sul07 de julho (sábado)
Mercado Sul de Taguatinga – QSB 12/13
14h: Oficina de Rap – Rapadura Xique-Chico
14h: Oficina de Xilogravura – Bruno Matos
14h: Oficina de Confecção de Bonecos de Mamulengo – Algodão e Miguel Mariano
16h: Roda de Prosa Cultura Popular e Urbana: “Ocupação e utilização de espaços públicos e comunitários”
18h: Mamulengo Sem Fronteiras: As aventuras de Baltazar no Reino dos Mamulengos
20h: Chico de Assis e João Santana
21h: Show Encontros: Thabata, Mamulengo Fuzuê, Chico de Assis e João Santana
22h: Rapadura Xique-Chico
Durante toda a programação: feirinha de artesanato, alimentação, trocas e produtos com princípios ecológicos e solidários

CEILÂNDIA
Apresentações Culturais e Roda de Prosa
22 de julho (domingo)
Casa do Cantador – QNN 32, Ceilândia Sul
17h: Roda de Prosa Cultura Popular e Urbana: “Ceilândia – identidade cultural e resistência”
18h: Chico de Assis e João Santana
19h: Mamulengo Fuzuê
20h: Markão Aborígine – lançamento do CD “Atemporal: o álbum do fim”
21h: Show Encontros: Rafinha Bravoz, Mamulengo Fuzuê e Chico de Assis e João Santana
22h: Dj Palito (residente Sarau-VA)
** Intervenção poética do Sarau-VA durante toda a programação
Oficinas
20 de julho (sexta-feira)
De 18h às 22h
Jovem de Expressão – EQNM 18/20, Praça do Cidadão, Ceilândia Norte
Rap – Rafinha Bravoz
Grafite – Guga Isaías
Repente – Donzílio Luiz
Brincando Mamulengo: Manipulação de Bonecos – Thiago Francisco (Mamulengo Fuzuê)

SAMAMBAIA
Apresentações Culturais e Roda de Prosa
28 de julho (sábado)
Praça do Pastel – QS 406, Samambaia Norte
16h: Roda de Prosa Cultura Popular e Urbana: “Das batalhas de poesia à batalha por direitos”
17h: Pegada Black
18h: Batalha de Rimas
19h20: Donzílio Luiz e Valdenor de Almeida
20h: Rafinha Bravoz e VeiOeste
20h40: Mamulengo Presepada
22h: Final da Batalha de Rimas
21h20: Show Encontros: Lília Diniz, Mamulengo Fuzuê e Markão Aborígine
Oficinas
De 16h às 21h
Espaço Imaginário Cultural
QR 103, Conjunto 5, Samambaia Sul
25/07: Poesia Marginal – Markão Aborígine
25/07: Na rima da vida: Iniciação à poesia – Lília Diniz
27/07:  Mamulengos, historias e Brincadeiras: Manipulação de Bonecos – Walter Cedro -Mamulengo Sem Fronteiras