sexta-feira, 30 de agosto de 2019

VI Feira Internacional das Esmeraldas

A Cidade de Campos Verdes -GO foi uma Grande produtor de esmeraldas até a década de 1990, o município agora resgata seu potencial de produção desta pedra preciosa e também de subprodutos valiosos, como o xisto. Buscando divulgar e mostrar todo o seu potencial em pedras preciosas, a prefeitura realizará de 06 a 08 de setembro, a VI Edição Internacional da Feira das Esmeraldas.
O evento que tem como objetivo mostrar para o Brasil o grande potencial da jazida de esmeraldas de Campos Verdes, foi promovido pela prefeitura nos anos de 2002, 2003, 2004, retomado em 2017, 2018 e agora em 2019.
Em 2002, o público visitante foi estimado em 15 mil pessoas, e o comércio de pedras preciosas foi estimado em R$ 3 milhões. Em 2003, o público visitante foi de aproximadamente 30 mil pessoas, com uma expressiva participação de caravanas de estudantes de outras cidades e turistas em busca de esportes radicais também. Nesta edição, o comércio de pedras preciosas foi estimado em R$ 5 milhões. No ano seguinte 2004, Campos Verdes tornou-se vitrina nacional do empreendedorismo e do desenvolvimento sustentável, após o então prefeito Haroldo Naves receber o Prêmio Sebrae “Mário Covas” para o Prefeito Empreendedor. Neste ano, a feira fortaleceu o encontro e passou a ter um porte internacional, aumentando o espaço para exposição das esmeraldas e seus subprodutos. Outra novidade foi a realização de uma rodada de negócios, colocando frente a frente vendedores e compradores não só de pedras, mas de artesanato e produtos derivados da esmeralda, como jóias e semi-jóias.
Programação
Dia 06 de setembro de 2019 – às 22h, Show com a Dupla Alex & Leandro
Dia 07 de setembro de 2019 – às 22h, Show com a Dupla de Sucesso Nacional Rick & Renner
Dia 08 de setembro de 2019 – às 17h,Apresentação do Grupo Mamulengo Sem Fronteiras -DF
#mamulengosemfronteiras 
http://www.feiradasesmeraldas.com.br/




O Pavão Misterioso tá chegando!



🍀👣Atenção, preste atenção 
Na história que vou contar
Um Pavão Misterioso 
Fez o povo se juntar 
Pra falar do espetáculo 
Que em breve vai chegar

Escolas, teatros, praças
Ruas, rincões se preparem
Que o Pavão logo se achega
Para todos se animarem👣🍀

⭐️Em breve tem novidades vindas de São Saruê! É brincadeira do Mamulengo Sem Fronteiras que vem surgindo! Vão ter desenhos de Jô Oliveira; Chico Simões na Direção; nos Figurinos temos a Nem; Nara Oliveira no design gráfico e Davi Mello na fotografia! Um lindo time, que se junta pra brincar e alumiar os corações!⭐️

Aguardem!

📸Davi Mello

quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Oficina no DF debaterá Salvaguarda do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste

 publicada em 13 de agosto de 2019, às 14h25
Iniciativa irá promover reflexão sobre ações de valorização, de reconhecimento social e de divulgação da prática reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil

Brincadeiras, intervenções artísticas e apresentações de grupos de teatro de Mamulengo estão na programação dos eventos marcados na semana da Oficina de Salvaguarda do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste (TBPN). As atividades ocorrerão entre os dias 19 e 25 de agosto.
A oficina, realizada na Sala Mário de Andrade, na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Brasília, irá tratar, entre outros temas, da história dos mamulengos, das trajetórias e das perspectivas do teatro de bonecos no Distrito Federal, dos caminhos regionais, do panorama nacional, bem como da política e dos caminhos da salvaguarda. Durante as discussões, o público terá acesso às malas das bonequeiras e dos bonequeiros em exposição no hall de entrada do evento.
A iniciativa, além de ressaltar a relevância histórica e cultural do Teatro de Bonecos na capital federal, objetiva fomentar a salvaguarda ao promover a reflexão sobre a necessidade da adoção de ações de valorização, de reconhecimento social e de divulgação da prática reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil.
“A reflexão conjunta de bonequeiros e bonequeiras sobre suas práticas, seus cotidianos e sobre modos de construir a salvaguarda do Teatro Bonecos Popular do Nordeste potencializa a expressão artística e cultural de praticantes, tão original, alegre e diversa em sua origem. A oficina proporcionará pensar, inclusive, em instrumentos para que a prática possa ser difundida e transmitida para novas gerações”, ressalta o antropólogo da Superintendência do Iphan no Distrito Federal (Iphan-DF), Vinicius Prado Januzzi.
Todas as ações culturais coordenadas pelo Iphan-DF contarão com o apoio da Gerência de Educação Ambiental, Patrimonial, Língua Estrangeira e Arte-Educação (GEAPLA), da Secretaria de Educação (SEDF) e da Associação Fuzuê de Arte e Cultura. As atividades promovidas de forma itinerante em diferentes regiões do DF reunirão brincantes, mestres, técnicos governamentais, professores e estudantes da rede pública em escolas e espaços públicos. 
Programação
Brincantes e mamulengueiros se apresentarão em doze regionais de ensino para docentes da Secretaria de Educação e estudantes da rede pública. Todas as brincadeiras, como são denominadas as práticas ambientadas de Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, ocorrerão no dia 19 de agosto, em diferentes horários.  

Entre os dias 23 e 24 de agosto, será a vez de brincantes e seus grupos promoverem rodas de debates em torno de linhas de ação e política de salvaguarda. As atividades serão voltadas à definição de metas e estratégias de curto, médio e longo prazos, para o fomento do bem cultural. Durante as discussões coletivas, a expectativa é a identificação de interlocutores e parceiros para a elaboração e a definição consensual de ações de salvaguarda, bem como critérios, eixos e processos que possibilitem o acompanhamento do que for traçado.
Já, no domingo, dia 25 de agosto as apresentações dos mamulengueiros e brincantes reforçarão a divulgação da modalidade cultural na Feira da Torre a partir de 14h. Ao longo do dia, haverá brincadeiras e outras atividades culturais.
Teatro de Bonecos Popular do Nordeste (TBPN)
Patrimônio Cultural Brasileiro desde 2015, o Teatro de Bonecos Popular do Nordeste é uma tradição histórica em algumas regiões do Nordeste, em especial nos Estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande Norte. Esse bem cultural abrange também o Distrito Federal, em virtude do processo histórico específico de formação da capital brasileira.
Serviço:
Oficina de Salvaguarda do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste (TBPN)

Data: 22 e 23 de agosto, das 9h às 18h.
Local: Sala Mário de Andrade, Quadra 713/913, Bloco D, Edifício Iphan, Brasília (DF).
Rodas de Mamulengo
Data: 25 de agosto, às 14h.
Local: Feira da Torre de TV – Eixo Monumental - Área Central de Brasília (DF).
Confira detalhes da programação:
Segunda-feira 19 de agosto
Terça e quarta-feira 20 e 21 de agosto
Quinta-feira 22 de agosto
Sexta-feira 23 de agosto

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Carlos Balbino – carlos.balbino@iphan.gov.br
(61) 2024-5513 / 2024-5516 / (61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr