segunda-feira, 25 de março de 2024

"Circula Babau"

 

"Circula Babau"

De 07 a 09 de Fevereiro de 2024 - Pedra de Fogo -PB

 

O "Circula Babau" tem como missão primordial fortalecer, preservar, promover, difundir e divulgar as brincadeiras do boneco popular do Nordeste, perpetuando os ensinamentos transmitidos pelos mestres das tradições por meio dos bonecos  populares. Esta conexão é estabelecida através da convivência e oralidade, criando um diálogo autêntico com os jovens da contemporaneidade.

 A significativa importância desse folguedo na construção social e cultural do Brasil foi oficialmente reconhecida em março de 2015. Nessa data, o Babau, também conhecido como Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, foi merecidamente consagrado como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

 Dessa forma, o "Circula Babau" não apenas se propõe a Circulação dos grupos Mamulengo Sem Fronteiras -DF e Babaulengo -PB em quatro escola pública do Pedra de fogo -PB, mas também celebrar e preservar as tradições culturais, mas também a compartilhar essa riqueza patrimonial com as gerações presentes e futuras, contribuindo para o enriquecimento e valorização da diversidade cultural brasileira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário