A Caravana Mamulengos do Cerrado 2015 iniciou pelas veredas de Minas Gerais, onde vivenciamos encontros repletos de aprendizado com o povo geraizeiro, o Cerrado sertanejo, o Velho Chico, o Urucuia. Seguindo estrada, nossa segunda passagem foi pelos interiores de Goiás, essa terra que abraça a mistura brasileira aglutinada no Distrito Federal. Pelo Goiás, entre os dias 19 e 24, a brincadeira somou esforços entre Mamulengo Sem Fronteiras, Mamulengo Fuzuê e Palhaço Amendoim (Cinho Fanger). E o cortejo segue, com a benção de São Miguel!
Para começar a andança goiana, a Caravana foi para Olhos D'água,
distrito de Alexânia, onde a brincadeira abriu a roda na Praça Central,
ao lado da Igreja Santo Antônio. A comunidade de Olhos D'água é cortada
pela Linha de Tordesilhas e muito visitada por passantes e caminhantes.
Não à toa, foi adotada pelos mamulengueiros do DF como morada e quintal,
originando a Vila São Saruê. Foi lá que a caravana ficou hospedada,
lugar onde tudo que se imagina, se vê, terrinha de propriedade coletiva,
compartilhada pelos bonequeiros brasilienses Thiago de Francisco,
Walter Cedro, Chico Simões e Miguel Mariano.
Foto: Alexandre Almeida (Janela Aberta Filmes) |
Foto: Alexandre Almeida (Janela Aberta Filmes) |
Foto: Alexandre Almeida (Janela Aberta Filmes) |
Em Abadiânia, o Mamulengo Fuzuê apresentou o espetáculo Benedito, Abençoado e Bendizido na Praça ao lado da Secretaria de Educação da cidade. Seguindo para Uruaçu, a Caravana Mamulengos do Cerrado se apresentou no CRAS, tendo como apoio e repouso o Ponto de Cultura do Grupo Teatral Limpando o Olho. O ponto realiza um trabalho sociocultural em comunidades próximas, tendo o circo como ferramenta de educação e arte. Para convocar a brincadeira, demos entrevista na Uruaçu FM e abrimos o espetáculo com Rafael Eckert, malabarista do Grupo Teatral Limpando o Olho.
Em Porangatu, último destino em Goiás, fomos recebidos pelo Secretário de Cultura e pelas boas energias da Índia Atú. Seguimos para nosso pouso, o Ponto de Cultura Unifé, próximo ao bairro de periferia Jandim Brasília. Por lá, fomos recebidos pela abundância de um cajueiro carregado de frutos vermelhos que nos encheram de doce para as prosas realizadas logo em seguida, na TV Serra Azul e na Rádio Nova Era. Comunidade convocada, voltamos para realizar a brincadeira na Unifé, com o Palhaço Amendoim, mágicas, bonecos encantados e forró pé de serra.
Foto: Alexandre Almeida (Janela Aberta Filmes) |
Foto: Alexandre Almeida (Janela Aberta Filmes) |
A Caravana Mamulengos do Cerrado terminou, assim, sua jornada goiana com o coração cheio de saudades e pronta para voltar. Foram seis dias de encontros, trocas, arte e fé. Evoé, Porangatu e todo o estado de Goiás!! Agora, seguimos para Tocantins, último destino da Caravana Mamulengos do Cerrado 2015. Ainda há muito para conhecer e contar!!!
Quer saber como foi a andança em Minas Gerais? Espia! Clica aqui e aqui.
E clique aqui para conferir todas as fotos da Caravana.
Foto: Alexandre Almeida (Janela Aberta Filmes) |