sábado, 12 de setembro de 2015

Diário 1: Caravana Mamulengos do Cerrado - Minas Gerais

Cinco da manhã, em uma Taguatinga silenciada pelo feriado da “Independência”. Eis que começa a Caravana Mamulengos do Cerrado 2015! Na estrada, os brincantes do Mamulengo Sem Fronteiras acompanhados da Kombi Margarida, do Palhaço Coisa Fina e dos comunicantes e produtores que colaboram pra essa roda girar. A primeira parada é na comunidade do Quilombo Bom Jardim da Prata, em São Francisco, Minas Gerais. Lá, na noite de 7 de setembro, pertim da beira do Velho Chico, os bonecos de São Saruê tomaram vida bara brincar com a comunidade no espetáculo Exemplos de Bastião.

Vira o dia! Atravessando as águas do Velho Chico à balsa, a Caravana chega ao centro da cidade de São Francisco. Na noite de terça-feira, 8 de setembro, a brincadeira entrou em cena na Praça Centenário. Primeiro, com as adivinhas e versos do parceiro londrinense Palhaço Coisa Fina. Público de todas as idades atento e aquecido, eis que Bastião e sua turma de bonecos Sem Fronteiras abre a conversa, trilhados pelas cantigas populares dos músicos brincantes. Pegando novamente a estrada, toda a trupe segue para Serra das Araras. Lá, com a benção dos buritizais, a brincadeira reuniu todo o povo na Praça Central, ao lado da Paróquia de Santo Antônio, na noite do dia 10, e ainda em apresentações do Palhaço Coisa Fina pelas escolas.

A passagem por São Francisco e Serra das Araras já soma muitas histórias para compartilhar. A bagagem vai voltar cheia! E é só o começo. Agora, a Caravana segue para mais dois pousos pelo sertão dos gerais: em Chapada Gaúcha, no dia 12; e no distrito de Saragana, em Arinos, no dia 14. Até o fim de setembro, o mapa da andança vai passar pelos interiores de Goiás e Tocantins. Além de levar a brincandeira do mamulengo, a Caravana busca comungar e trocar saberes tradicionais com as comunidades visitadas, sensibilizando também para a preservação do Cerrado. Em breve, registros em vídeo. Afunfa!!!


Clique aqui e confira todas as fotos da Caravana. Veja também o Diário de Bordo das outras etapas da travessia: Diário 2 (MG); Diário 3 (GO).

Foto: Alexandre Almeida

Foto: Alexandre Almeida

Foto: Alexandre Almeida

Foto: Alexandre Almeida

Foto: Diego Zanotti

Foto: Diego Zanotti

Foto: Diego Zanotti


Nenhum comentário:

Postar um comentário