quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Diário 2: Caravana Mamulengos do Cerrado - Minas Gerais

“A vida não se mede pelo número de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram fôlego”. (Guimarães Rosa)


Foto: Alexandre Almeida

A Caravana Mamulengos do Cerrado finalizou seu trecho no Sertão de Minas Gerais! Depois de São Francisco e Serra das Araras, a brincadeira chegou em Chapada Gaúcha, lugar de encontros, tradições e belezas naturais que resistem em meio à desertificação do agronegócio. Lá, fomos recebid@s pelas parceiras do Ponto de Cultura Seu Duchim, que há quase cinco anos concentra uma sinergia de ações e projetos sociais, ambientais e de cultura tradicional na região. 

Foto: Alexandre Almeida

Foto: Mariana Cabral

Foto: Mariana Cabral
 
Antes do espetáculo, realizado na noite do dia 12, na Praça Central, conhecemos também o Parque Nacional Grande Sertão Veredas. Um presente! “A vida é feita de poucas certezas e muitos dar-se um jeito” (Guimarães Rosa). Nas matas do parque, fomos guiados pelos guias locais da Funatura, gravamos um registro musical das Diadorinas e ainda conhecemos as águas doces que correm cerrado adentro na área protegida do Parque. O Cerrado é vivo!

De Chapada Gaúcha, seguimos para nosso último pouso nesse giro geraizeiro, a vila de Sagarana, em Arinos. No distrito batizado em homenagem à obra de João Guimarães Rosa, tivemos como ponto de apoio o Cresertão – Centro de Referência e Tecnologias Sociais do Sertão. Lá, ficamos hospedados e também apresentamos a brincadeira do mamulengo e as esquetes do Palhaço Coisa Fina na geodésica do Centro, na noite de segunda-feira, dia 14.

Foto: Mariana Cabral

Foto: Mariana Cabral

Foto: Mariana Cabral

Foto: Mariana Cabral

O finzim dessa etapa de caravana foi na vivência com moradores locais de Sagarana, seguindo a típica abundância e acolhida mineiras, com um jantar na casa do casal Dona Lena e Dercílio e com café da manhã, no dia 15, na casa de Seu Argemiro e Dona Petronília. Cheia de aprendizados, novas amizades, parcerias e surpresas, a Caravana Mamulengos do Cerrado se prepara para seguir rumo aos interiores de Goiás, onde ficará entre os dias 19 e 24 de setembro.


“Tudo o que muda a vida vem quieto no escuro, 
sem preparos de avisar.”
(Guimarães Rosa)

Clique aqui e confira todas as fotos da Caravana. Veja também o Diário de Bordo das outras etapas da travessia: Diário 1 (MG); Diário 3 (GO). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário